Por que muitos lojistas não usam o Whatsapp para vender
O WhatsApp atingiu no último ano a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais. A informação foi divulgada pelo CEO do Facebook e atual detentor dos direitos do aplicativo, Mark Zuckerberg. E isto não é tudo: diariamente mais de 60 bilhões de mensagens são trocadas através do mensageiro. Com uma audiência tão vasta, por que muitos não usam o WhatsApp para vender mais?
Afinal, entre 60{4a8daf06d1db8b549191b6c8afb814d6da591c49a4ed04d42d2c71914eead6dc} e 70{4a8daf06d1db8b549191b6c8afb814d6da591c49a4ed04d42d2c71914eead6dc} da população brasileira possui este aplicativo instalado em seus telefones celulares. Os números significam mais de 120 milhões de brasileiros disponíveis para contato por meio da ferramenta. Fica evidente, assim, que o potencial da aplicação nas vendas é considerável. Mesmo assim, encontramos resistência à adoção do aplicativo no mercado. As razões você confere a seguir.
Porque muitos lojistas não usam o WhatsApp para vender: subestimam uma ferramenta valiosa
É inegável a popularidade deste aplicativo de mensagens entre a população. No entanto, este fator pode ser inibidor para muitas empresas. Justamente pela impressão que têm do app acreditam que a sua utilização não condiz com uma imagem profissional. Especialmente por se tratar de um aplicativo onde as relações se dão de forma acentuadamente informal.
Acontece que esta é uma visão bastante limitada da ferramenta. A postura adotada na comunicação depende da própria empresa, e não do meio no qual ela ocorre. Isto pode ser feito profissionalmente e aproveitando o fato de que o relacionamento com o cliente é mais próximo e frequente. O recurso serve até mesmo para algumas reuniões, evitando situações presenciais que não seriam tão vantajosas para as partes.
Confundem o uso da ferramenta com Spam
Como é de praxe na maioria das estratégias digitais, ao adotar o WhatsApp para vender é necessário tomar alguns cuidados. A frequência no envio de mensagens, por exemplo, não pode ser exagerada ou acabará se caracterizando como SPAM. O problema é que muitos gestores ainda veem o aplicativo como sinônimo desta prática de envios não solicitados.
Mais uma vez depende da própria organização o controle daquilo que será enviado. Lembrando que segmento e público determinam o intervalo mais adequado. Na moda, onde as novidades podem ser regulares, se justificam mensagens diárias em certos períodos. O mais ideal, contudo, é enviar informes semanais para não soar muito invasivo.
Desconhecem o WhatsApp Business
Este é outro detalhe que responde à pergunta de por que muitos não usam o WhatsApp para vender. As organizações acabam negligenciando o aplicativo porque na versão comum faltam recursos voltados para as necessidades empresariais. Acontece que a versão business do aplicativo supera as limitações do app básico.
Com o WhatsApp Business é possível enviar respostas automatizadas e mensurar com precisão o alcance das suas mensagens. Além disto a ferramenta disponibiliza a função de etiquetas aplicáveis ao público de vendas. Deste modo as informações sobre os status dos clientes podem ser categorizadas de forma a orientar ações de marketing.
Descubra em nosso blog como vender mais utilizando WhatsApp
Neste artigo conferimos por que muitos não usam o WhatsApp para vender e demos uma prévia dos benefícios da ferramenta. Você quer agarrar a oportunidade de usar o aplicativo a favor da sua empresa, mas não sabe como trabalhar com ele? Então aproveite para conferir nosso artigo sobre como vender mais usando WhatsApp.
Formado pela Pitágoras Linhares em Bacharel de Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos, Empreteco, diretor da regional norte da SINDINFO, Proprietário da INNET Soluções, Professor universitário e desenvolvedor de softwares Windows, mobile e web. Mais de 16 anos de experiência ajudando empresas a melhorarem seus processos.